
Levando o Evangelho Através da Agricultura
Harvesting
Sim, Deus foi o primeiro e Grande Agricultor da História. Por esta razão convidamos você para que venha connosco e tome parte na Missão de Levar o cuidado de Deus através da agricultura aos povos do semiárido no Sahel.

Visão
Utilizar soluções e tecnologias agrícolas para garantir autossuficiência em diversas cadeias alimentar, produtivas e água potável para a comunidade em foco.
Missão
A nossa Missão é conduzir a população local à uma mudança alimentar, social, económica e espiritual permanente.
Forjar o milagre de produzir alimento de qualidade o ano inteiro numa região com índices baixíssimos de pluviosidade (chuvas) e forte calor quase que o ano inteiro.


1. Agricultura no semiárido
1.2 Objetivos
Senegal – Região de Thies com a população de 392 mil habitantes. A grande maioria vive na zona rural.
Redesenhar os próximos quatro anos a região e impactar positivamente a população. Entre os principais objetivos estão a produção de alimentos em condições de semiárido a desertos, tecnologias alternativas e de baixo custo, manejos de pragas e doenças. Queremos que a comunidade, onde os projetos serão implantados, conheçam técnicas de manejo do solo, de irrigação, e o uso eficiente da água, diversidade de cultivos e produtos; criação de caprinos, ovinos e formação de jovens agricultores.


3. Melhorias Propostas
3.1. Tecnologias Alternativas e Sustentáveis:
- Implementar sistemas de irrigação eficientes, como a irrigação por gotejamento, que otimiza o uso de água em regiões semiáridas e desérticas.
- Utilizar energia solar para operar bombas de irrigação e outros equipamentos agrícolas, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e os custos operacionais.
3.2. Manejo Integrado de Pragas:
- Adotar técnicas de controle biológico, utilizando predadores naturais ou agentes biológicos para controlar pragas, minimizando o uso de pesticidas químicos.
- Implementar práticas culturais, como rotação de culturas e plantio de variedades resistentes, para reduzir a incidência de pragas e doenças.


3.3. Diversificação de Culturas e Criação de Animais:
- Diversidade de cultivos para melhorar a segurança alimentar e a resiliência econômica da comunidade. Isso pode incluir o cultivo de hortaliças, frutas e grãos adaptados às condições locais (pensamos no cultivo do café).
- Criação de caprinos e ovinos, que são bem-adaptados a ambientes áridos e fornecem fontes adicionais de alimento e renda.
3.4. Capacitação e Envolvimento Comunitário:
- Treinamento técnico e formação aos jovens agricultores das comunidades local, práticas agrícolas, sustentáveis, manejo de solo e conservação de água.
- Envolver a comunidade muçulmana local no planejamento e implementação dos projetos, garantindo que as práticas sejam culturalmente sensíveis e inclusivas.


3.5. Infraestrutura de Apoio:
- Infraestrutura para armazenamento e processamento de alimentos, como silos e instalações para agregar valor aos produtos agrícolas e melhorar a cadeia de abastecimento.
- Uma área para criação de animais e agrofloresta/cultivo ( 2 a 3 Hectares) - Prioridade
- Um furo de água para abastecimento do projeto com reservatório e painéis solar para alimentar a bomba de sucção da água.
- Cercar a área para proteger a plantação
- Construir uma "Guest House" ou alojamento para visitantes e voluntários, proporcionando um espaço seguro e acolhedor para aqueles que ajudam no projeto ou necessitam de apoio com 65 metros de construção.
- Um curral para criação de caprinos - sessenta unidades iniciais – cabras, bodes, carneiro e ovelhas.
- Um galinheiro para 60 galinhas poedeiras e de corte
- Uma estrutura para as reuniões (Jamberem), aberto e coberto com palha - 15 metros de diâmetros.
- Um bainheiro externo masculino e feminino

Projeto Associação Agrícola - Senegal


Administradores do Projeto: Joás e Sandra
Pedagogos formados na UNISUL com espacialização em psicopedagogia, alfabetização, música e artes pelo Instituto Politécnico de Leiria – Portugal - servimos em solo africano a mais de 20 anos, em parceria com as Missões cristãs Nação da Cruz e Frontiers.
Desenvolvemos Projetos de Educação/Formação de Pessoas em várias regiões do país, com as mais diversas respostas Sociais em comunidades, aldeias vilarejos e cidades.
Ao longo dos anos plantamos igrejas, fundamos e coordenamos diversas escolas, Orfanato, formamos obreiros, músicos, professores, médicos, enfermeiros... É de fato uma vida de dedicação e serviço ao próximo e ao Reino. Alinhados a nossa Profissão, sinalizamos o Caminho da transformação individual, coletiva/comunitária e eterna de milhares de pessoas que já passaram por nós.
-
Apoio técnico/científico, agronómico e profissional da.